Estratégia é correta, diz secretário sobre combate à onda de violência

26/10/2012 17:15

Segundo Ferreira Pinto, nunca houve toque de recolher em SP

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, declarou nesta sexta-feira (26) que o combate à violência no Estado é efetivo. Para ele, a polícia está bem preparada para lidar com a onda de violência que cidades da capital e da Grande São Paulo têm sofrido.

— Estamos com a estratégia absolutamente correta. A estratégia é exatamente essa e temos certeza que vamos reverter esse quadro que se mostra adverso no momento.

 Na última quinta-feira (25), levantamento da Secretaria de Segurança Pública indicou aumento de 27% nos casos de homicídios dolosos de agosto para setembro de 2012. Em relação ao mesmo período do ano passado, o número praticamente dobrou.

Esse aumento acontece no momento em que policiais militares estão sendo alvo, em todo o Estado, de ataques com características de execução. Segundo a Polícia Militar, 86 policiais foram mortos neste ano. Além disso, uma série de assassinatos com suspeitos não identificados também ocorre em diversas cidades de São Paulo. Entre a noite de quinta e a madrugada desta sexta, por exemplo, 18 pessoas foram baleadas em nove horas na capital e Grande São Paulo — dez morreram e oito ficaram feridas.

O secretário disse, ainda, que não acredita em retaliação de criminosos e declarou que a polícia trabalha para prender os responsáveis pelos homicídios.

— A reação deles [criminosos] não tem aspecto de retaliação. A maior parte dos autores desses homicídios covardes foi presa viva. Temos interesse em prendê-los vivos para saber a causa de todos os crimes.

Após 14 baleados, Alckmin diz que problema da segurança ocorre no País

Ferreira Pinto disse, também, que o Exército e as Forças Armadas nunca foram cogitados para reforçar a segurança pública de São Paulo e afirmou que nunca houve toque de recolher na cidade por causa da violência.

— Isso é coisa de quem faz apologia de quanto pior melhor. Nunca tivemos toque de recolher em São Paulo e garanto que nunca vai ter.(R7)